Ratos

Filo: Chordata | Classe: Mammalia | Ordem: Rodentia

Existem cerca de 2.000 espécies de ratos, e cerca de 50 espécies são consideradas pragas urbanas no mundo todo. São transmissores de doenças como Hantavirose e Leptospirose, uma mordida de rato pode causar infecções sérias, podendo levar a morte.

Existem 3 espécies principais que possuem relação sinantrópica com o homem: Ratazana, Rato de Telhado e Camundongo.

Os ratos são causadores de grandes danos econômicos para a indústria e empresas em geral. Destroem cerca de 20% da produção mundial de grãos.  Os seus dentes incisivos crescem sem parar, por isso eles roem sem cessar e podem causar acidentes perigosos, roendo fiações elétricas e provocando incêndios.

As ações de Controladoras de Pragas são necessárias para o controle de ratos para o equilíbrio do ecossistema.

 

Hábitos dos Ratos

 
Os ratos têm hábitos noturnos, expondo-se à luz do dia somente quando sua população aumenta muito e há insuficiência de alimento. Na falta de alimento, possui mecanismos que limitam a população: baixa da fertilidade e fecundidade das fêmeas, supressão de cios, canibalismo, dentre outros. O canibalismo é prática comum numa colônia de ratos, ocorrendo com o intuito de eliminar ratos doentes ou machucados ou mesmo filhotes de outras colônias. Assim, os ratos não admitem que outro penetre seu território, combatendo-o de forma feroz. 
 
Seus órgãos sensoriais são bastante desenvolvidos, porém, enxergam mal, não percebem cores, apenas variações entre claro e escuro. São onívoros com preferência por alimentos gordurosos, consumindo por volta de 20 a 30 g/dia e bebem de 15 a 30 ml de água por dia. Além de ágeis, são ótimos nadadores, permanecendo bom tempo submerso. Geralmente, habita terrenos sujos e abandonados, redes de esgoto, margens de córregos, depósitos de lixo e afins, ou ainda tocas e buracos no solo. 
 

Ciclo de Vida Dos Ratos 

 
Pode variar conforme espécie. Atingem a maturidade sexual aos 3 meses e, geralmente, logo após o desmame, que ocorre aos 21 dias, já nasce outra ninhada. 

 

Especies de Ratos e seus Danos

 
Atacam alimentos armazenados em residências ou comércio. Danificam fios e cabos elétricos e de telefone, podendo provocar incêndios, estragam sacarias, roupas, livros, objetos de madeira, etc. Também contaminam a água e suas pulgas podem atacar o homem, na condição de vetores de doenças como peste bubônica, tifo, toxoplasmose, hantavirose, dentre outras. 
RATAZANA ou RATO DE ESGOTO | Rattus novergicus

A coloração pode variar do castanho ao preto, uniforme ou com manchas. Mede de 21 a 26 cm de comprimento, a cauda é grossa de tamanho igual ou mais curto que o corpo. Pesa de 350 a 460 g., com orelhas curtas e relativamente peludas. Os pés apresentam membrana interdigital. Vive em média 2 anos e seu período de gestação dura cerca de 28 dias, com 3 a 4 ninhadas por ano e uma média de 8 filhotes por ninhada. As fezes são grossas.

RATO PRETO ou RATO DE TELHADO | Rattus rattus

Apresenta coloração marrom escura a preta e antenas bastante longas. Seu nome deve-se ao hábito das operárias andarem irregularmente, quase em semicírculos. Geralmente, constroem seus ninhos fora das residências, dentro o fazem atrás de janelas e sobre forros de estuque. Seguindo as operárias pode-se encontrar o ninho ou pelo menos sua entrada.

CAMUNDONGO | Mus musculus

A coloração pode variar bastante. Mede entre 6 a 9 cm de comprimento, cauda fina e longa e pesa entre 15 e 20 g. As orelhas são relativamente grandes e translúcidas (sem pêlos) e não apresentam membrana interdigital nos pés. Vive em média 1 ano, com período de gestação de 21 dias, com 4 a 5 ninhadas por ano e 4 a 10 filhotes por ninhada. Suas fezes são finas e terminadas em pontas afiladas, porém de tamanho bem reduzido, podendo até ser confundidas com fezes de baratas.

Curiosidades Sobre os  Ratos

Os ratos roem sem parar para gastar os dentes e não ficarem enormes já que seus dentes não param de crescer.

Os ratos são capazes de transmitir até 55 doenças aos humanos sendo a mais perigosa delas a leptospirose, enquanto a que mais fez vítimas fatais ao longo da história foi a peste bubônica.

Os ratos conseguem ficar até 2 minutos embaixo d’água prendendo a respiração.

Calcula-se que exista cerca de 3 ratos para cada habitante do planeta, ou seja, há aproximadamente 21 bilhões de roedores espalhados pelo mundo nesse momento.

90.000.000 de ratos e camundongos morrem por ano em experiências de laboratórios.

Uma ratazana pode dar luz a até 200 descendentes em apenas um ano de vida.