Como Acabar Com os Escorpiões
Apesar do tamanho desses aracnídeos, eles costumam causar pavor em qualquer pessoa que os encontrem. São pequenos, mas a grande maioria das espécies são venenosas, e algumas, possuem venenos perigosos para saúde humana, principalmente para idosos e crianças.
E ao contrário do que se pensa, os escorpiões não atacam as pessoas. Quando picam, eles apenas se defendem de um membro que invadiu o seu território. Como os animais se abrigam em locais inesperados, é fácil se surpreender com um deles no meio de pedras, entulhos e até calçados dentro de casa.
Principais Fatores Para Infestação de Escorpiões
Com o desmatamento de algumas regiões, os escorpiões avançaram, inclusive, para centros urbanos. Com isso eles invadem residências, escritórios, galpões, depósitos e outros locais que oferecem abrigo e alimento. Vivem também debaixo de pedras, tijolos, telhas e nas fendas das árvores.
Um dos fatores é a ausência de predadores naturais, como os lagartos e lagartixas, raposas e sapos. Evite matar esses animais, pois com a ausência desses, a probabilidade de uma infestação de escorpiões aparecer é bem maior.
Um dos grandes predadores naturais, super eficientes são as galinhas. Manter algumas em quintal de casas é ótimo para garantir que não apareçam escorpiões.
Principais Espécies de Escorpiões no Brasil
Da classe dos aracnídeos, os escorpiões possuem variadas espécies, cerca de 2.000 em todo o mundo, já no Brasil, existem certa de 160 espécies. Na região de São Paulo existem três espécies mais comuns;
Escorpião amarelo (Tityus serrulatus), Escorpião do Nordeste (Tityus stigmurus)
Estas duas espécies adaptaram-se ao ambiente urbano, vivendo no interior de galerias de esgoto, águas pluviais, de instalações elétricas e bueiros.
O veneno de escorpiões Amarelos, parecem ser o veneno mais tóxico de todos os escorpiões da América do Sul, age sobre o sistema nervoso periférico dos humanos, causando dor, pontadas, aumentando a pulsação cardíaca e diminuindo a temperatura corporal. Estes sintomas, devido ao seu peso corporal, são mais acentuados em crianças, e devido às condições físicas, aos idosos. Sua ferroada assemelha-se em grau de toxicidade da ferroada de uma abelha.
Escorpião marrom (Tityus bahiensis)
O seu veneno é neurotóxico, ou seja, age sobre o sistema nervoso. O tratamento da picada é sintomático e pode ser feito utilizando-se soro antiescorpiônico. Seu veneno é menos potente do que o do escorpião-amarelo.
Esta espécie está mais restrita as áreas verdes, como parques, terrenos com vegetação e córregos. Pelo fato de possuírem reprodução sexuada, suas populações não aumentam muito se comparadas com as de escorpião amarelo e amarelo do Nordeste. Os acidentes costumam acontecer quando há movimentações de terra em determinada área e os escorpiões sentem tais vibrações e se deslocam para outro local, muitas vezes uma residência. Outro fator de encontro com tal espécie é o fato de populações humanas estabelecerem suas residências em áreas de mata onde estes escorpiões vivem.
Quais são os Alimentos dos Escorpiões?
Por serem carnívoros, alimentam-se principalmente de insetos, como baratas, grilos e moscas, alimenta-se também de algumas espécies de aranhas e cupins. Quando não encontram comida, os escorpiões devoram-se uns aos outros. Com alimento em abundância, principalmente, baratas e água disponíveis, contribuem com o aumento do número de indivíduos e, consequentemente, com a possibilidade de haver acidentes com humanos.
Como se Prevenir Contra o Aparecimento dos Escorpiões?
Quer acabar com os escorpiões?
Algumas condições propícias fazem que os escorpiões se proliferem, por isso, alguns cuidados são necessários.
Evite acumular entulhos em quintais;
Não acumule lixo em terrenos baldios;
Mantenha quintal sem mato e grama aparada;
Mantenha o ambiente sempre limpo, sem restos de alimentos, assim evita a busca do escorpião por alimentos e evita também o surgimento de baratas que são o principal alimento desse aracnídeo;
O Escorpião tem preferência por locais frescos e úmidos (restos de entulho, montes de folhas, madeiras velhas etc.).
Dentro das residências, sua preferência é por roupas limpas, cesto de roupas sujas (por causa do cheiro humano) e sapatos fechados.
Ele também gosta de móveis de madeira, canos de esgoto e pequenas gretas no chão e paredes.
Além das medidas a serem tomadas acima, outras cautelas devem se ter para evitar o surgimento desses animais:
– Manter a tampa dos ralos internos na posição fechada; abrir apenas para limpeza e enquanto estiver em uso;
– Colocar telas milimétricas nos ralos na área externa;
– Vedar frestas nos muros, paredes e pisos;
-Vedar a soleira das portas com rodinho ou rolinhos de areia;
– Verificar se os espelhos de luz e pontos de fiação elétrica não apresentam frestas e vãos;
Como acabar com Escorpiões?
A infestação de escorpiões, na grande maioria dos casos, só é possível ser controlada, com empresas especializadas em controle de pragas, que usem inseticidas registrados e permitidos pelo ministério da saúde, para o extermínio da praga. Uma pulverização é feita na região da infestação. Caso o aparecimento da praga surja com frequência, é indicado fazer o acompanhamento e o controle de pragas a cada 3 meses.
Faça o controle de pragas com frequência, se você estiver com o local sem baratas, moscas e outros alimentos para o escorpião, não será um local atrativo para ele.
Caso seja picado por um escorpião, procure imediatamente um médico e, se possível, leve o animal, para que seja feita a identificação. O tratamento geralmente consiste no alívio da dor (anestésico) e na administração de soro antiescorpiônico ou antiaracnídico.
Busque sempre, todo tipo de orientação necessária antes de realizar o serviço, e o mais importante, se você percebeu a invasão da praga, não espere muito tempo contratar um serviço de desinsetização, pois quanto maior o tempo maior a proliferação da praga e mais difícil será o controle.
Obtenha já seu orçamento. Envie seu pedido para contato@biodesin.com.br ou ligue (11) 4899-0517 e nós entraremos em contato com você!