Carrapatos/ Ácaros
Filo: Arthropoda | Classe: Arachnida | Ordem: Acarina
Esses artrópodes são extremamente numerosos e encontrados nos mais variados habitats. Possuem segmentos fundidos, sem asas e antenas, e números de patas que variam de 3 pares (larva) a 4 pares (adulto). No grupo dos acarinos, encontram-se os carrapatos e os ácaros.
CARRAPATOS | Subordem Ixodidae | Famílias Ixodidae e Argasidae
CARRAPATO DE BOI | Boophilus microplus

Agente transmissor da “Tristeza Bovina”.
CARRAPATO DE CAVALO ou CARRAPATO ESTRELA | Amblyomma cajennense

Infesta mamíferos domésticos e silvestres, aves e o ser humano. Em sua forma adulta, conhecido como roduleiro, pode chegar ao tamanho de um grão de feijão verde, ou até maior. Na forma larval, o micuin, surge nos pastos no período de março a julho. O micuin pode ficar até 24 meses sem se alimentar, esperando um hospedeiro, e no homem causa terrível coceira e até inflamação. Esse carrapato é hospedeiro da bactéria Rickettisia rickettsii, causadora da febre maculosa, que pode provocar febre alta, dor de cabeça e lesões cutâneas semelhantes as do sarampo ou da meningite meningocócica. Com um diagnostico precoce o tratamento é simples, à base de antibióticos, mas num estado avançado a doença pode ser letal.
CARRAPATO GALINHA | Argas miniatus

Transmite aos galináceos a bouba, doença infecciosa semelhante à sífilis.
CARRAPATO VERMELHO DO CÃO | Rhipicephalus sanguineus

Infesta cães e gatos, e na forma adulta prefere instalar-se na pele, entre o coxim plantar e as orelhas do cão. Sobem pelas cercas, muros, e espalham-se pelo canil, casa, etc. É de difícil controle.
A espécie Ixodes ricinus, assim como outras do gênero Dermacentor, é o agente transmissor para várias espécies animais, sobretudo caprinos, e para o ser humano, especialmente crianças, da moléstia denominada Paralisia. A fêmea é quem transmite a doença, fixando-se na região occipital próximo à coluna vertebral e ao centro respiratório, que pode levar à falta de coordenação motora dos membros de locomoção e à incapacidade de permanecer em pé, acompanhada de vômitos e podendo causar até a morte.
ÁCAROS | Famílias Pyriglydae e Glycyphagidae

Existem várias famílias, as mais importantes são Pyriglydae e Glycyphagidae. As principais espécies da primeira família são Dermatophagoides sp. e Euroglyphus sp. As mais freqüentes da segunda família são Tyrophagus sp., Lepidoglyphus sp. e Blomia tropicalis.
Alguns gêneros importantes: