Traças

As traças, infestam roupas, papéis, tapeçarias, estofados, livros e alimentos armazenados. As traças mais comuns de encontrarmos ão as traças dos livros, as traças de roupas e as traças de produtos armazenados.

Traças de Livros

São conhecidas como traças-de-livros ou traças prateadas. Seu aspecto lembra um peixe prateado, daí um de seus nomes em inglês ser “silverfish”.
Uma dessas características, é a ausência de asas. De estrutura pequena e de coloração em geral acinzentada, são animais bem distintos e facilmente reconhecíveis. Possuem hábitos noturnos e muito ágeis, locomovendo-se rapidamente e facilmente entrando em frestas de móveis, armários e caixas já que, gostam de ambientes escuros e de umidade. Permanecem da fase jovem para a fase adulta com o mesmo aspecto.
 
As traças-dos-livros, se alimentam de todo tipo de substância contendo amido. Em residências, podem consumir roupas engomadas, cortinas, lençóis, sedas e a cola de amido dos papéis de parede. Vegetais e alimentos que contenham amido, também são comida para esses animais.
 

Traças de Roupas

As traças de roupas, que podem estar presentes em residências, são de um grupo diferente de inseto que são pequenas mariposas.
Uma diferença marcante delas para as traças-dos-livros é que estas mariposas, usualmente chamadas de “traças-das-roupas”, tem a fase jovem radicalmente diferente da fase adulta. As lagartas (fase jovem) são fáceis de reconhecer, já que se deslocam pelas paredes, enquanto ficam protegidas dentro de um envoltório achatado. Dentro dessa “blindagem” a lagarta se alimenta e empupa, para logo depois transformar-se em uma mariposa (fase adulta).
 
As traças-das-roupas se alimentam de queratina. Lembrando que os adultos (mariposas) não se alimentam, o problema começa quando a fêmea coloca os ovos em alguma roupa, ou pedaço de tecido, que seja de origem animal, como lã, peles e casimira. Os tecidos sintéticos em geral, não são alvos das traças-das-roupa, já que carecem de queratina, o nutriente de interesse dessas larvas.

Como Evitar o Aparecimento das Traças

Para se prevenir contra as traças de livros, evite o acúmulo de papéis velhos, mantendo os livros e revistas em lugares adequados e limpos. Fique atento á lugares escuros e úmidos, onde as traças gostam de ficar. È comum também, elas virem em caixas vindas das ruas. A “limpeza” é a palavra-chave para evitar o aparecimento desses animais, já que reduz a disponibilidade de alimento.
 
Para evitar as traças de roupas, devem ser guardadas as roupas em locais limpos, arejados e secos.
Roupas atacadas, podem ser colocadas em sacos plásticos e depois em um freezer por alguns dias. Isso acaba matando os ovos e as lagartas infestantes.
 
Algumas traças adaptaram-se muito bem ao ambiente urbano. Encontradas em museus, bibliotecas, tecelagens, supermercados, hotéis e em muitos outros estabelecimentos comerciais, as traças devem ser monitoradas com rigor, evitando-se infestações severas e danos significativos.
 
 

Como Eliminar traças

Locais com infestação, precisa ser feito um controle de pragas com empresa especializada em controle de pragas, para que o extermínio seja eficaz.

Para tratamento de infestação de traças podem ser usados dois métodos:

pulverização , onde é dado um banho de produto próprio para extermínio da praga em todo local afetado.

 Termonebulização, ou Fumacê, como também é conhecido, onde é feito uma fumaça com produto apropriado para eliminar a praga. 

Nos dois casos, é necessário se ausentar do local no mínimo 8 horas 

A BIODESIN tem experiência, tecnologia e metodologia própria para o Controle de Pragas em hotéis, hospitais, cinemas, hostels, pousadas, residências e outros ambientes urbanos e industriais. A BIODESIN oferece não apenas segurança quanto ao êxito do controle da infestação de Traças e outros insetos, mas sustentabilidade ambiental, que é a diferença.