Moscas
Apesar de parecer inofensivas as moscas podem transmitir algumas doenças perigosas como a cólera e febre tifóide.
De hábitos diurnos as moscas são atraídas por locais quentes e alimentos expostos onde depositam excrementos e saliva sobre os alimentos.
Possuem a cabeça móvel e um par de grandes olhos compostos e bucais projetados para perfuração e sucção de alimentos. Usam apenas um único par de asas para voar. São insetos de considerável importância ecológica e humana pois são polinizadores naturais. A mosca doméstica é a espécie mais comum encontrada em ambientes intradomiciliares.
Espécies mais comum de Moscas no Brasil
MOSCA DOMÉSTICA | Musca domestica
É a espécie mais conhecida. Apresenta 4 listras escuras longitudinais no tórax. As larvas são brancas e bastante ativas, são fixadas em matéria orgânica em decomposição ou em locais com terra fofa ou arenosa na fase de pupa. Logo após a emergência, ou até 24 horas após, as fêmeas já copulam e ovopositam durante 2 ou 3 dias.
A mosca-doméstica, por alimentar-se de lixo e matéria em decomposição, pode transmitir doenças como febre tifóide, diarréia, conjuntivite, lepra, tuberculose, cólera, varíola, poliomielite, dentre outras. A transmissão ocorre através de suas fezes ou por contato com os agentes patológicos próximos ao corpo.
A mosca varejeira é perigosa pois utiliza mamíferos para depositar seus ovos. Ou seja, se uma ferida estiver aberta, deve ser cuidada com atenção, pois essa espécie de mosca pode fazer dela seu criadouro.
Pode provocar uma doença infecciosa em seres humanos e outros animais de sangue quente chamada de berne. A mosca, deposita ovos em uma ferida, que se desenvolvem de forma parasitária gerando problemas no local. São encontradas em lixeiras e lixões, locais de abate de animais, feiras de ruas e locais com sujeiras.
Como Evitar as Moscas
Para evitar a indesejada presença das moscas, algumas medidas de prevenção devem ser tomadas.
– Não deixar alimentos expostos;
– Recolher insetos mortos no ambiente;
– Vedar bem o lixo e descartá-lo diariamente;
– Cuidar da higienização do local;
– Instalar telas nas janelas;
– Eliminar umidade;
– Algumas plantas são repelentes naturais de moscas, como manjericão e lavanda
Curiosidades sobre Moscas
As moscas possuem a visão panorâmica (360 graus) e as suas asas são as mais rápidas entre os insetos, batendo cerca de 20 mil vezes por minuto.
Algumas moscas são usadas como predadores naturais de outras pragas urbanas.
Em 2012 uma nova espécie de mosca foi catalogada e recebeu o nome de Scaptia Plinthina Beyoncea, em homenagem à cantora Beyoncé.
A chamada doença do sono, é uma das doenças transmitidas pelas moscas, através do parasita Trypanosoma brucei. A doença causa tremor, febre, dores e convulsões e pode até levar a óbito.
Moscas têm 30 dias de vida, período em que passam do ovo à forma adulta.